Pastores zelosos
- Pastor Glauco Barreira M. Filho
- 29 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Criador: whitemay | Crédito: Getty Images
“Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles...” (Atos 15: 2)
Paulo e Barnabé eram homens de Deus e, exatamente por isso, não faziam concessões. Quando o assunto era a sã doutrina e o rebanho de Deus, eles eram fortes e enfáticos. Conforme Atos 15: 2, eles tiveram não pequena discussão com os judaizantes. Se alguém tivesse gravado aquela conversa, encontraria um Paulo de linguagem veemente.
Paulo revoltava-se contra a idolatria (Atos 17: 16) e ficava perturbado ao ver coisas demoníacas se propagando (Atos 16: 16-18).
Embora Pedro não fosse um judaizante, quando os judaizantes apareciam, Pedro ficava ao lado deles com medo de desagrada-los. Paulo disse que o resistiu na cara (Gálatas 2: 14). Seria Paulo destemperado? Claro que não. O zelo exige firmeza.
Vemos ainda a autoridade e a firmeza de Paulo na evangelização do procônsul Sérgio Paulo:
“E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu, mágico, falso profeta, chamado Barjesus, o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, varão prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo e fixando nele os olhos, disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora, contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. No mesmo instante, a escuridão e as trevas caíram sobre ele, e, andando à roda, buscava a quem o guisasse pela mão. Então, o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.” (Atos 13: 6-12)
Em Samaria, o falso convertido Simão pediu a Pedro o poder do Espírito Santo em troca de dinheiro. Pedro lhe respondeu com vigor:
“Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro... porque o teu coração não é reto para com Deus... pois vejo que estás em fel de amargura e em laço de iniqüidade” (Atos 8: 20-23).
Paulo disse a Tito:
“Porque há muitos desordenados, faladores vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância.... repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé” (Tito 1: 10- 13)
Nesses dias difíceis, nós precisamos de homens que não recuem, que não se entreguem à indiferença. Deus nos dê pastores zelosos que confrontem os enganadores!
Pastor Glauco Barreira M. Filho (20.12.2008)
Oremos para que o Senhor possa nos dar ainda, pastores segundo o seu coração (Jeremias 3:15) que liderem com maestria na palavra, zelo na doutrina, sensibilidade no espírito e compromisso com suas respectivas comunidades.